Acreditar que o pós-venda no e-commerce só deve ser utilizado para solucionar problemas que chegam por parte dos clientes é um erro gravíssimo. O procedimento pós-venda é uma forma de concluir a experiência do cliente com chave de ouro, para criar uma relação de confiança com o consumidor e, assim, fidelizá-lo.

Não espere o cliente entrar em contato em casos de problemas.

 

Houve um problema com o produto do cliente? O prazo de entrega vai aumentar? Não há mais produto em estoque? E aí? Em casos como esses é importante antecipar-se e avisar o consumidor o quanto antes. Não espere ele reclamar. Dessa forma, o cliente vê a preocupação da sua empresa em buscar uma solução eficiente para o problema e em mantê-lo informado.

Envie uma pesquisa de satisfação.

 

Por que não enviar uma pesquisa de satisfação para entender, na prática, como foi a experiência de compra no seu site ou loja virtual? A partir dessa abordagem você passa a ter ciência dos pontos que estão funcionando e os que precisam de um pouco mais de atenção.

Disponibilize benefícios para os clientes que já compram na sua loja.

 

Benefícios eventuais fazem o consumidor voltar à sua loja. No pós-venda você pode oferecer um cupom de desconto no próximo produto ou enviar um brinde relacionado ao produto adquirido. Por exemplo, se o cliente comprou uma calça na sua loja, você pode oferecer um cinto de brinde. Se a compra foi uma câmera, você pode oferecer um cupom de desconto para a compra de um tripé.

Por último, agradeça.

 

O cliente quer se sentir especial e uma boa forma de fazer isso é agradecer a ele pela preferência e pela compra no seu e-commerce. Para esse procedimento, você pode utilizar o próprio e-mail de confirmação do pedido, e personalizá-lo para fazer esse agradecimento.

Vale destacar que, apesar de geralmente ser aplicado via e-mail, o pós-venda também pode ser realizado por SMS ou ligação. Cabe a você, lojista, definir o que funciona melhor para o seu público.

Detalhes como esses fazem toda a diferença para a experiência de compra do seu cliente; é essa experiência que define quem vai voltar a comprar na sua loja e quem pode até mesmo indicar sua marca para os amigos.