A revista E-commerce noticiou esta semana, um crescimento médio de 90% no número de empresas do estado de São Paulo que estão trocando a entrega de produtos em domicilio, feita tradicionalmente por motociclistas, pelo serviço de delivery via bicicleta. O crescimento se deve ao fato de que, além de ser consideravelmente mais barato, o serviço também é ambientalmente correto e sustentável, já que não necessita de combustíveis e não emite poluentes.

A entrega de produtos por ciclistas já é uma tendência consolidada nos EUA e na Europa, e apesar de ainda ser uma novidade no Brasil, é possível encontrar empresas que oferecem esse tipo de serviço por todo o país. Grandes grifes como Reserva, Wöllner, a TNT Express, a revista The Economist e a loja de artigos esportivos Netshoes, também aderiram a ideia, sendo que a última declarou que o número de pedidos entregues com bicicleta em 2018, cresceu cerca de 400% em relação à 2017. Com essa modalidade, a empresa deixou de emitir 11 mil toneladas de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.

Além da sustentabilidade, um diferencial importante deste serviço é o preço, que chega a ser 40% mais econômico que o tradicionalmente usado.