Para quem tem uma loja física, vender também na internet não só aumenta suas vendas com um novo canal, como também traz muito mais visibilidade para sua marca.

Primeiramente, é importante entender que a loja virtual não diminui as vendas da loja física. O cliente da sua loja física vai continuar podendo comprar produtos que ele já conhece, com a confiança que você já conquistou. Imagine a loja virtual como um upgrade do seu negócio, como uma forma de aumentar o alcance das suas vendas e quebrar as barreiras geográficas entre você e seus potenciais clientes.

As estatísticas sobre o comércio eletrônico mostram a importância das vendas pela internet, tanto para o varejo quanto para o setor B2B. Veja:

– Atualmente temos 150 milhões de brasileiros com acesso à internet em todos os estados do país.

– No Brasil já existem 58 milhões de consumidores online frequentes, o número corresponde a 27% da população brasileira.

– Em 2018 o número de pedidos pela internet chegou à marca de 125 milhões.

– Segundo os dados do Webshoppers, as vendas online apresentam um potencial de crescimento muito maior que o varejo tradicional em praticamente todos os países que já possuem comércio eletrônico.

Com base nesses dados fica fácil entender o aumento considerável do interesse das marcas em investir em lojas online mesmo já possuindo lojas físicas e, consequentemente, justifica o aumento das buscas por assuntos sobre como vender na internet.

Dê atenção ao novo negócio

Assim como qualquer negócio offline, uma loja virtual exigirá a mesma dedicação e esforço de trabalho como propagandas, ofertas, produtos, atendimento, estoque, entregas, pagamentos, devoluções de produtos. Não ache que a coisa vai andar sozinha. Assim como qualquer outro negocio a sua loja virtual vai precisar de atenção, principalmente no início do processo.

Selecione o mix certo de produtos

O mix de produtos que você oferece em um ponto de vendas físico pode não ser o mesmo que vai funcionar no ambiente online. Claro que é importante aplicar tudo o que você adquiriu atrás do balcão, mas leve em conta que vão chegar até seu site não têm, necessariamente, o mesmo perfil do cliente que entra pela porta da sua loja. Fatores geográficos e de comportamento cultural têm menos peso na internet, por isso invista em uma boa estratégia para selecionar os produtos de forma mais abrangente ou mais limitada, dependendo da estratégia adotada.

Marketing, divulgação e promoções.

O bom uso das redes sociais para divulgar produtos e promoções ainda é uma estratégia eficiente para os dois canais. Produza fotos e vídeos mostrando seus produtos e invista em formas de transformar seguidores em clientes.

Vale destacar que as promoções e campanhas não precisam ser as mesmas para os dois meios. Por exemplo, quer usar o famoso “compre um, leve dois” no site, mas não se interessa em realizar a mesma ação na loja física? Sem problemas. Basta especificar isso, de forma clara, para seu cliente.

Em termos de estratégias, o ideal é conseguir pensar no que funciona melhor para cada canal. A vantagem do ambiente online é que todas as informações do cliente estão registradas, então temos condições de aborda-lo de forma estratégica.

Experiência do usuário

No ambiente online alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de fidelizar um cliente. Um site intuitivo, poucas etapas de compras, informações objetivas e principalmente uma boa logística na hora da entrega pode proporcionar ao cliente uma experiencia tão boa que o fará voltar e ainda indicar sua loja para um amigo.

A proposta é valorizar a conveniência do consumidor, que trafega com facilidade entre os canais, usando o melhor de cada um, de acordo com a sua necessidade naquele momento.